A finalidade e vantagens do email marketing

O email marketing é uma das muitas vertentes do marketing sendo que este utiliza o email como uma ferramenta de marketing directo.

Esta ferramenta pode ser utilizada para promoção de produtos e/ ou serviços, campanhas de fidelização de clientes, aniversários, pesquisas de satisfação do cliente, cartões promocionais, entre outros.

 

O email marketing

O email marketing também pode ser utilizado com uma função apenas informativa. Por exemplo, para o envio de notícias, artigos, comunicados internos ou convites.

Hoje em dia, esta vertente do marketing é uma opção simples que chega facilmente à maioria da população, na medida em que uma percentagem considerável de clientes ou possíveis clientes tem acesso diário à internet ou a um serviço de email.

email marketing

 

Vantagens do email marketing

O email marketing é uma forma simples de estar e de entrar em contacto com os clientes ou possíveis clientes. Desta forma criasse um canal de comunicação entre a empresa/marca e o público-alvo.

Algumas das vantagens são os baixos custos; a proactividade na medida em que é a empresa que vai de encontro ao cliente e não o contrário; segmentação bem como a fácil personalização da mensagem a transmitir.

 

Finalidade do email marketing

O email marketing é uma ferramenta de comunicação bidireccional que tem como finalidade aumentar a credibilidade da empresa, melhorar a imagem da marca e criar uma relação de proximidade com os clientes.

 

Email marketing não é SPAM

Por vezes, as pessoas confundem email marketing com SPAM. No entanto, estes são conceitos opostos. O SPAM são emails não autorizados que entram na caixa de entrada. Já o email marketing funciona tendo o cliente conhecimento dele. Este conhecimento pode ser explicito quando o cliente opta por recebe-lo ou implícito quando há uma relação entre a entidade e o cliente.

Para além disso, quando se trata de email marketing o cliente/ utilizador pode optar por parar de o receber a qualquer momento. Designado também por “opt-out”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *