Brand – Marca

Uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou uma outra característica que distingue uma organização ou produto dos seus concorrentes aos olhos do cliente. 
As marcas são usadas nos negócios, no marketing e na publicidade.
A prática da imagem de marca parece ter começado com os egípcios antigos que se conheciam para se envolverem na marca de pecuária já em 2.700 aC.
O Branding foi usado para distinguir o gado das pessoas por meio de um símbolo distinto marcado na pele do animal com um ferro quente de marca. Se uma pessoa roubasse os animais, qualquer pessoa poderia facilmente detectar o símbolo e deduzir o real proprietário.
No entanto, a medida foi alargada para significar uma personalidade estratégica para um produto ou empresa, de modo que a “marca” agora sugere os valores e as promessas que um consumidor pode perceber e comprar.
Ao longo do tempo, a prática de objectos de marca estendida a uma gama mais ampla de embalagens e bens oferecidos para venda, incluindo óleo, vinho, cosméticos etc…

O que é o Branding

O Branding é um conjunto de métodos de marketing e comunicação que ajudam a distinguir uma empresa ou produtos de concorrentes, com o objectivo de criar uma impressão duradoura nas mentes dos clientes.
Os principais componentes que formam a caixa de ferramentas de uma marca incluem a identidade da marca, a comunicação da marca (como os logos e marcas registadas), a notoriedade da marca, fidelidade à marca e várias estratégias de branding (gestão de marcas).
O valor da marca é a totalidade mensurável de uma valor da marca e este é validado pela avaliação da eficácia desses componentes de marca.
À medida que os mercados se tornam mais dinâmicos e flutuantes, o valor da marca é uma técnica de marketing para aumentar a satisfação do cliente e a fidelidade dos clientes, com efeitos secundários como a sensibilidade ao preço reduzido.
Uma marca é, em resumo, uma promessa aos seus clientes do que podem esperar dos seus produtos, bem como benefícios emocionais.
Quando um cliente está familiarizado com uma marca ou a favorece incomparavelmente aos seus concorrentes, é quando uma corporação atingiu um alto nível de equidade da marca.
Muitas empresas acreditam que por vezes existe pouco para diferenciar entre vários tipos de produtos no século 21 e, portanto, o branding é uma das poucas formas de distinção de produtos.
Na contabilidade, uma marca definida como um activo intangível é muitas vezes o activo mais valioso no balanço patrimonial de uma empresa.
Os proprietários das marcas gerem cuidadosamente as mesmas para criar o valor para o accionista, e a avaliação da marca é uma técnica de gestão importante que atribui um valor monetário a uma marca, e permite que o investimento de marketing seja controlado (por exemplo: optar num portefólio de marcas) para maximizar o valor para o accionista.
Mesmo que apenas as marcas adquiridas surjam no balanço de uma empresa, a noção de colocar um valor numa marca força os líderes de marketing a concentrarem se na gestão a longo prazo da marca e pela gestão de valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *