Conheça o marketing cultural

Uma acção de marketing que utilize um meio cultural para divulgar um produto ou uma empresa, considera-se marketing cultural.

A realização de um evento cultural para criar marketing é uma forma muito frequente nos dias de hoje para as marcas conseguirem atingir o seu público alvo. Temos exemplos claros de marketing cultural, como por exemplo, os festivais de verão ou o Rock in Rio que atrai multidões, neste caso, jovens que são facilmente influenciados pelas marcas que patrocinam os próprios eventos e divulgam o seu nome exercendo algum benefício grátis aos participantes, chamando a isso promoção.

marketing cultural

Devo-vos dizer que não existe nenhum manual nem nenhuma fórmula para criar marketing cultural e atingir o seu sucesso, tudo depende da criatividade da equipa de profissionais que realizam este tipo de eventos.

Conheça o Marketing Cultural

O marketing cultural é uma das acções de marketing mais poderosas que existe devido á ligação que é criada com o público e pelas acções que podem estar envolvidas dentro do marketing cultural, como por exemplo:

– Endomarketing: distribuir convites para os eventos aos familiares dos colaboradores dos eventos.

– Marketing de relacionamento: no evento, fazer uma homenagem ou associar-se a uma existente.

– Marketing directo: entrega de publicidade ao público do evento.

– Merchadising: utilizar um produto e associa-lo a alguma figura famosa.

-Marketing editorial: fazer publicidade nos jornais e revistas sobre o evento.

ou seja, existe uma grande variedade de formas de marketing dentro do próprio marketing cultural, por isso, a sua grande procura das empresas em associarem-se a eventos culturais.

Os projectos culturais são bem vistos pela sociedade e quem está por trás destes projectos fica sempre com uma boa imagem e a marca será sempre ligada a eles, apesar de o marketing cultural não ser criado para obter o lucro directamente, as empresas e as marcas acabam por obte-lo como consequência.

Conclusão

O marketing cultural é a acção de marketing que permite uma maior interacção e ligação com o público-alvo, criando uma relação de proximidade com a sociedade onde a própria empresa está inserida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *