Conheça o poder do marketing desportivo

O marketing desportivo é um conceito diferente da aplicação do marketing empresarial, porque num contexto desportivo encontramos diversas instituições sem fins lucrativos, assim como, diversas industrias ligadas empresarialmente e, como tal, temos de ter em conta todas estas variàveis do fenómeno do desporto.

Um bom exemplo das diferentes variàveis no conceito do marketing desportivo é a utilização do desporto por parte das empresas para conseguir atingir o seu público-alvo. Deveriamos também reflectir se podemos considerar uma actividade desportiva como uma prestadora de serviços e enquadrà-la no conceito do marketing desportivo.

 

O Marketing Desportivo

 

O marketing desportivo é um conjunto de acções que tem por objectivo satisfazer as expectativas e preferências de um consumidor de desporto. Portanto, vamos separar este conjunto de acções em dois segmentos diferentes:

– Produtos ou serviços de desporto que estão directamente relacionados e direccionados para um consumidor desportivo.

– Campanhas de marketing que usam o desporto como veículo de transmissão para divulgação dos seus produtos ou serviços.

 

marketing

 

Ao contrário das campanhas de email marketing ou do telemarketing, este tipo de marketing é relativamente recente e é um conceito novo num segmento de mercado de comunicação com certas características:

– Campanha de marketing com o fim de beneficiar uma actividade desportiva de interesse publico.

– Surge como uma alternativa de divulgação.

– Conjunto de acções que servem para melhorar ou fixar a imagem institucional.

-Utilizar a grande visibilidade do desporto como meio de comunicação.

 

Como podemos ver, o desporto assume grande importância e é considerada uma poderosa ferramenta de marketing para preservação da imagem das empresas e particulares.

Analisando mais profundamente o conceito de marketing desportivo, podemos verificar, por exemplo, que a acção de um organizador de eventos desportivos tem como objectivo conseguir atingir os consumidores de desporto, permitindo-lhe um encaixe de dinheiro, criando para isso um conjunto de acções no sentido de atingir essas receitas, tais como:

– Transmissão televisiva do evento
Merchandising
– Venda de bilhetes
– Comércio de compra e venda de jogadores
– Venda de publicidade
– Arranjar patrocinadores
– etc.

Por aqui, conseguimos perceber que o marketing desportivo não é linear e pode até ser bastante complexo. O importante é encontrar e enquadrar diversas ferramentas de marketing que se consiga realizar a melhor segmentação, lançamento do produto e atingir o mercado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *