Ferramentas de marketing – merchandising

O merchandising é mais uma das muitas ferramentas do marketing. Embora dentro desta área tudo seja um pouco relativo, podemos definir o merchandising como um conjunto de ferramentas/ técnicas utilizadas nos pontos de venda, proporcionando informação e maior visibilidade ao produto/ serviço, de forma a motivar/ influenciar as decisões de compra dos consumidores.

 

Merchandising

Esta ferramenta do marketing pode recorrer a duas opções:

  • Propaganda – quando há a divulgação de ofertas na comunicação social;
  • Promoção de vendas – quando se recorre a brindes ou a baixas de preços para atrair os clientes.

 

merchandising

O merchandising foca-se principalmente na mercadoria/ produto, procurando torna-lo o mais apelativo possível aos olhos dos clientes ou possíveis clientes.

Aumentar as vendas por impulso, atrair a atenção do consumidor, apresentar o produto/ serviço da forma mais atractiva possível e promover o produto/ serviço são alguns dos objectivos do merchandising, bem como as razões pelas quais as empresas optam por esta ferramenta.

 

Tornando o merchandising em algo mais concreto, certamente que já lhe aconteceu ir às compras ao supermercado e dar de caras com alguns promotores que o querem informar sobre determinado serviço ou dar a conhecer determinado produto. Este é um dos casos mais visíveis onde o merchandising é aplicado.

Para além disso, o merchandising pode ainda assumir a forma de brindes, canecas ou canetas dadas aos comerciantes, donos de cafés ou de supermercados, como forma de os gratificar por venderem o nosso produto/serviço ou por terem permitido o trabalho de promotores no seu espaço. Poderá também, em alguns casos, encontrar uma união entre o marketing cultural e o merchandising, casos como, ir assistir a um concerto e oferecerem uma t-shirt.

 

Para terminar, deixamos-lhe uma das muitas definições de autores: “merchandising é qualquer técnica, acção ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores” (POPAI Brasil, 2011).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *