O que é Branding?

que é o branding

Sem dúvidas você já percebeu que existem diversas empresa com nome forte no mercado que costumam ser facilmente reconhecidas e são sempre citadas quando o assunto se refere aos produtos comercializados por essas empresas.

Nada disso acontece por acaso.

Todo esse reconhecimento é resultante de um bom trabalho de gestão de marca, que é conhecido como branding, que sem dúvidas é parte da estratégia dessas empresas, gerando de médio à longo prazo resultados extremamente positivos.

Mas, existe muita confusão nesses conceitos, sobre o que é o branding e o que é a marca.

Como funciona esse investimento e quais são as ações que podem ser investidas para conquistar um melhor resultado, quanto custa e quais são as empresas que podem realizar esse investimento?

Essas são dúvidas que surgem quando se fala em marcas e a gestão dessas marcas, o branding.

O que é uma Marca?

Quando se fala em marca, logo nos lembramos do logo da empresa.

Mesmo que não seja errado, o conceito de marca é mais amplo do que a simples criação de um nome e um símbolo gráfico para identificação da empresa.

A marca na realidade é a experiência que a empresa passa ao cliente, como forma de transmitir seus valores e percepção através dos 5 sentidos, ou os mais adequados ao seu modelo de negócio quando aplicados corretamente para o trabalho da identificação de uma empresa, seus produtos e serviços.

Ou seja, muito além da simples contratação de um designer para desenvolvimento da logomarca da sua empresa é trabalhar para transformar o nome da sua empresa em um formato visual para os clientes identificarem tudo mais que se relaciona com seu negócio e está em contato com os consumidores atuais e potenciais que são parte da representação de uma marca.

Tudo isso envolve aquilo que quando o cliente entra em contato com sua empresa através de produtos ou serviços que tornem fácil o reconhecimento da mesma, que além da identificação garante a preferência desse cliente na hora da compra.

Por essa razão, todo discurso da marca deve estar de acordo com a qualidade esperada pelo cliente e com a realidade do seu negócios.

O que é o Branding?

O branding, ou a gestão de uma marca é um conjunto de ações estratégias que ao serem aplicadas de forma eficaz, conseguem contribuir para a construção da percepção do consumidor com relação à sua empresa de uma forma positiva, ou seja, da forma que você gostaria que esse público visse a sua empresa.

O branding é a identidade da empresa que precisa ser única em todos os pontos de contato, tendo uma ligação direta com os interesses e necessidades do público que a empresa pretende atrair. Por essa razão, pode-se afirmar que  branding é na realidade a percepção que os clientes tem com relação a sua marca e não o que você gostaria que ela fosse.

Portanto, é essencial que uma marca trabalhe sua gestão e auxilie a construção dessa percepção sobre a empresa, produtos e serviços, através das experiências que os consumidores possuem com a marca.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.