O que é Marketing Mix?

Podemos resumir Marketing como o processo de planejar e executar a concepção de um negócio.

Quando você consegue elaborar um plano bem definido, você tem mais chances de sucesso. E por trás disso, existem alguns fatores!

Jerome McCarthy foi o responsável por criar o termo Marketing Mix em seu livro “Basic Marketing”. A expressão foi, então, difundida por Philip Kloter.

O conceito de Jerome define quatro pilares essenciais para uma estratégia de marketing, são os chamados 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

1° P – Produto: objeto, serviço ou ideias que seu negócio vai oferecer. Mas isso parece óbvio para quem vai montar uma empresa, certo? No entanto, é preciso ir além disso, é preciso entender e saber definir as qualidades e características do que você vai oferecer para seus clientes. Para começar, você precisa saber responder perguntas a respeito da demanda que o produto busca suprir, como e com quais funções, ele vai atingi-la. É necessário também pensar sobre seu design, seu nome e saber diferenciá-lo de produtos semelhantes que já estão no mercado.

2° P – Preço: sua empresa não sobrevive se você não tiver em mente qual o valor do seu produto. Por isso, saiba responder as seguintes perguntas: Qual o valor do seu negócio para o seu cliente? Isso condiz com a realidade do seu público-alvo? Quais as faixas de preço em cada área de distribuição? Como está o preço do seu produto em relação aos concorrentes?

É importante lembrar que se você tem seu público-alvo bem definido, os conceitos de barato e caro podem não ter muito valor, porque se a percepção da marca para seus clientes for positiva, ela se torna valiosa e você conquista fidelidade.

3° P – Praça: A praça vai definir a acessibilidade do seu negócio. Como o seu cliente vai te encontrar? Essa é uma pergunta que precisa ser respondida quando você traçar sua estratégia de marketing. E antes de responde-la, outras perguntas são essenciais: Onde as pessoas costumam procurar esse tipo de produto ou serviço? Quais os pontos de venda específicos? Seu negócio será online? Quais seriam os canais de compra? Redes sociais? Ecommerce? Qual a melhor maneira de ter acesso aos canais de distribuição?

4° P – Promoção: Tenha em mente que é preciso promover a sua marca e é neste sentido que este último pilar funciona. As pessoas precisam falar e ouvir sobre o seu produto ou serviço para que ele tenha sucesso, tem muito a ver com a lembrança de marca. Pense nos canais disponíveis no mercado: TV, internet, rádio, outdoor, revistas, jornais, displays. Onde você vai divulgar o seu produto? Qual será a eficiência desses canais? Quais os melhores canais? É preciso alinhar seu produto com ações de relações públicas! Qual o melhor período do ano para o seu negócio? Como a concorrência trabalha? Onde ela está?

Quando você consegue indicar esses quatro princípios do seu negócio, você passa a enxergá-lo com mais clareza e isso reflete no modo como seus clientes vão enxergar seu produto/serviço.

O diferencial das empresas líderes é que elas mostram o porquê são únicas e consequentemente, mais desejáveis.

Antes de mais nada, não se esqueça do marco zero da sua estratégia: Planejamento!

Gostou? Fique ligado nas nossas dicas sobre marketing e mercado 😉

Partilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.