O que é marketing ?

O marketing é um conceito que está cada vez mais presente nas nossas vidas. Com certeza que já ouviu falar dele, mas na realidade, sabe o que é?

O que é Marketing ?

Não é possível definir numa palavra, na verdade, nem em várias. As definições são muitas e nem sempre agradam a todos. No entanto, em termos gerais, podemos dizer que é um conjunto de técnicas e métodos que pretende aumentar o volume de vendas. Para além disso, associados ao marketing estão sempre quatro factores, também conhecidos como os 4 P’s. São eles o preço (price), distribuição (placement), comunicação (promocion) e produto (product). Sendo que estes elementos fazem parte do marketing mix .

Numa tentativa de tentar perceber melhor o conceito de marketing, pudemos estudar/ analisar a origem da palavra em si. Esta palavra deriva de market (inglês) que significa mercado. Ou seja, daí conseguimos perceber que este conceito está associado a esta área.

marketing

O marketing é muito mais do que tentar vender um produto ou serviço. Este conceito recorre a várias técnicas e fundamentos, para que se torne num processo bem-sucedido, a médio e a longo prazo.

Tentando resumir um pouco este vasto conceito, o marketing tem por objectivo aumentar ao máximo o consumo/ vendas, proporcionando ao cliente o maior grau de satisfação possível.

É ainda de salientar que não existe apenas o marketing. Ou seja, este divide-se em várias áreas. Nomeadamente marketing político, marketing cultural, marketing social, entre muitos outros.

Para quem trabalha neste ramo, o marketing não tem principio nem fim. Ele começa antes de o produto/ serviço ser fabricado ou idealizado e continua mesmo depois de este ter sido vendido.

Chega a gerar muita controvérsia não só na sua definição como também na sua aplicação. Contudo, este pequeno grande conceito alimenta e é procurado por muitas pessoas, um pouco por todo o mundo. Por isso, para terminar, se o leitor pretender alargar o seu conhecimento nesta enorme área, aconselharíamos a fazer um curso online de marketing porque nunca é de mais aprender outras vertentes do marketing.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *