O SEO

o que é o SEO

Se possui um site, blog ou uma página na internet, já deve ter ouvido falar em Search Engine Optimization (SEO) ou, na tradução livre, Mecanismo de Otimização de Buscas.

SEO é o conjunto de práticas a serem adotadas para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do tráfego orgânico da sua página – tráfego alcançado através de programas de busca ou buscadores, sem necessidade de pagamento.

COMO FUNCIONA O SEO?

Quando se diz que as técnicas em SEO trazem qualidade de tráfego, quer dizer que você atrairá para a sua página pessoas que realmente estejam interessadas no seu produto, ou seja, pessoas que estejam inseridas no seu público alvo.

Quanto à quantidade de tráfego, significa que serão alcançadas mais pessoas, com maior possibilidade de conversão.

Isso tudo alcançado de maneira orgânica, ou seja, sem que você tenha que pagar para estar visível entre os primeiros das pesquisas.

Para ficar mais claro, pense na seguinte situação: você deseja saber sobre o presente mais criativo de dia das mães.

Para tanto você acessará o Google, o Yahoo!, o Bing ou qualquer outro buscador de sua preferência e escreverá “presente mais criativo de dia das mães”.

Nesse momento o buscador apresentará uma lista de sites que tratam do assunto e que potencialmente poderão atender ao seu interesse. Provavelmente, os primeiros serão as páginas que melhor utilizaram as técnicas de SEO ou pagaram para isso.

Isso porque os mecanismos de busca possuem rastreadores que coletam informações sobre os conteúdos publicados na internet, criando índices. Tais índices são alimentados por algoritmos que, por sua vez, guardam relação com sua consulta.

É aí que entra a otimização.

Existem elementos que, quando utilizados de forma adequada, podem gerar quantidade e qualidade de tráfego na sua página, a exemplo: tags, urls objetivas, observância do padrão web, hiperlinks relevantes.

ALGUMAS TÉCNICAS EM SEO

Para você ter uma noção de como colocar em prática as estratégias em SEO, veja as seguintes dicas:

  • Utilize palavras-chaves (sem exageros, claro);
  • Defina o seu público alvo e delimite o conteúdo a ser publicado, de acordo com as preferências desse nicho;
  • Use negrito e itálico para destacar as palavras de maior importância, com base no conteúdo a ser publicado;
  • Invista em fotos de boa qualidade, capazes de atrair o seu público alvo, sempre correlacionadas ao conteúdo da matéria;
  • Adapte a URL da sua publicação para um formato mais claro e objetivo;
  • Acrescente hiperlinks vinculando o texto a ser postado com outro artigo que você já tenha publicado em sua página;
  • Dê responsividade a sua página, ou seja, adeque o conteúdo à dispositivos móveis;
  • Seja responsável com tudo que é informado na sua página, de modo que os leitores confiem no conteúdo que você publica e, eventualmente, se sintam seguros em compartilhar.

Diante de todas as informações que disponibilizamos para você, aparentemente, o que era um bicho de sete cabeças ficou muito mais fácil de ser colocado em prática, não é mesmo?

Existe alguma técnica que você não praticava na elaboração da sua página e agora pretende aplicar? Compartilhe sua experiência conosco e com os demais leitores.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.