Qual é o objetivo de segmentar o mercado?

Segmentação do mercado

A segmentação do mercado é o regime de divisão de um amplo mercado consumidor ou comercial, que normalmente consiste em clientes existentes e potenciais, em subgrupos de consumidores (conhecidos como segmentos) com base de algum género de características distribuidas.

Ao dividir ou segmentar os mercados, os investigadores geralmente procuram características comuns, tais como necessidades compartilhadas, interesses comuns, estilos de vida congêneres ou mesmo perfis demográficos similares.

O objetivo geral da segmentação é identificar segmentos de alto rendimento – ou seja, os segmentos que provavelmente serão os mais benéficos ​​ou que tenham eventual crescimento – para que estes possam ser designados com atenção especial (ou seja, tornarem se mercados-alvo).

Inúmeras maneiras diferentes para segmentar um mercado foram constatadas.

Os vendedores de empresas para empresas (B2B) podem segmentar o mercado em diferentes gêneros de negócios ou países.

Embora os vendedores de empresas para consumidores (B2C) possam segmentar o mercado em segmentos demográficos, segmentos de estilo de vida, segmentos comportamentais ou qualquer outro segmento significativo.

A segmentação de mercado assume que diferentes segmentos de mercado requerem diferentes traçados de marketing – isto é, diferentes ofertas, preços, promoção, distribuição ou qualquer combinação de variáveis ​​de marketing.

A segmentação do mercado não se destina apenas a identificar os segmentos mais rentáveis, mas bem como a desenvolver perfis de segmentos chave para melhor interpretar as suas necessidades e adquirir incentivos.

Os insights da pesquisa de segmentação são posteriormente utilizados para apoiar o desenvolvimento e o planeamento da estratégia de marketing.

Muitos comerciantes usam a abordagem S-T-P; Segmentation→ Targeting → Positioning para viabilizar a disposição para os objetivos de planeamento de marketing.

Ou seja, um mercado é segmentado, um ou mais segmentos são designados para a segmentação e produtos ou serviços estão posicionados de forma a refletir com o mercado-alvo selecionado ou os mercados.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *