Saiba o que é o marketing mix

O marketing mix pode ser definido como um conjunto de variáveis controláveis pela empresa/ marca que têm por objectivo influênciar as decisões dos consumidores face ao mercado.

Dentro do marketing mix existem os famosos 4 P’s, que já tinhamos feito referência no nosso artigo o que é marketing? São eles o produto (produtct), preço (price), comunicação (promotion) e distribuição (placement). Estes 4 P’s podem ser utilizados em conjunto, em grupo ou em separado para influenciar as decisões do consumidor. É ainda de salientar que estes 4 P’s estão interligados e relacionados entre si. O truque está em avaliar bem estas quatro variáveis e jogar com elas de forma a que elas lhe sejam as mais favoráveis possíveis.

marketing mix

De acordo com a consultora DaemonQuest, a variável preço influência em 25% a rentabilidade de um negócio. Por outro lado, a variável produto pode também ter um grande impacto junto do consumidor, na medida em que oferece um produto personalizado e adequado às necessidade do público-alvo.

Marketing Mix

A variável comunicação é a que é mais fácil de personalizar e uma das que consegue ter mais impacto junto do consumidor. Por exemplo, é mais fácil de passar a informação para o público-alvo, há uma melhor interacção do cliente com a empresa, dá-se um maior envolvimento com a marca em questão, para além de aumentar a probabilidade de compra. Temos o marketing cultural como exemplo.

Quanto à variável distribuição, esta é a que apresenta opções mais limitadas. No caso das compras online, o factor distribuição é muito importante, na medida em que representa o contacto físico com o cliente. Por isso, todos os pormenores são importantes para que a estratégia geral seja bem sucedida.

Assim sendo, para que o marketing mix seja bem sucedido é importante que haja uma boa relação entre estes quatro componentes. Regra geral, um ou dois são mais destacados e têm mais impacto junto do cliente. No entanto, as outras variáveis não devem ser descuradas. Nada pode ficar ao acaso para que a campanha seja bem sucedida.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>