Marketing Pessoal
O marketing pessoal é mais um dos muitos ramos em que o marketing se divide. Podemos definir o marketing pessoal como uma estratégia pessoal para criar e desenvolver contactos profissionais, dando visibilidades às melhores qualidades pessoais e competências profissionais de forma a ser reconhecido perante os outros.
Marketing Pessoal
Actualmente, dado a crise económica e social, o marketing pessoal tornou-se uma ferramenta muito importante para ajudar a distinguir os diversos profissionais.
Costuma-se dizer que em épocas de dificuldades é que a criatividade surge. Isso tem-se revelado verdade. Por exemplo, há pouco tempo, uma rapariga resolveu criar o seu CV recorrendo a um vídeo feito em stop motion utilizando o Facebook como plano de fundo. Dessa forma, a rapariga recorreu ao marketing pessoal, utilizando também o marketing online e o marketing digital, para se valorizar a si e às suas competências e experiência profissional. O vídeo tornou-se rapidamente viral e muitas foram as empresas que entraram em contacto com ela.
Elementos do marketing pessoal
Existem alguns elementos que ajudam a definir e a complementar as acções de marketing pessoal. Nomeadamente:
- Comunicação interpessoal – É o principal factor que distingue um individuo do resto das pessoas. Ao comunicar tanto verbalmente como por escrito o individuo transmite o que melhor tem dentro de si. Por isso, saber falar bem em público, dominar a língua não-verbal e verbal, escrever correctamente e ter uma boa postura são factores que têm um grande peso.
- Posicionamento emocional – É basicamente a forma como as outras pessoas se vão lembrar de si. Está relacionado com a imagem que passa para as outras pessoas. é muito importante que essa imagem seja sempre o mais positiva possível.
- Posicionamento de imagem – Quem diz que uma imagem cuidada não é importante está errado. Pelo menos ao nível do marketing pessoal. Por isso, a roupa, maquilhagem (no caso das mulheres), penteado, cabelos bonitos, cuidados físicos e as cores que utiliza têm um grande impacto na forma como as outras pessoas o vêm e avaliam.
- Rede de relacionamentos – Criar uma boa rede de contactos é também muito importante. Por exemplo, marcas presença em certo evento de caridade pode ser uma oportunidade que pode abrir muitas portas.
Se estiver interessado em aprofundar mais o marketing pessoal sugerimos este curso de marketing pessoal onde aprenderá tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com exercícios e professores para tirar dúvidas. Ao final, receba o seu certificado em casa, sem custo adicional.