As 10 regras para um marketing estratégico

O marketing estratégico é necessário e é muito importante para qualquer empresa, como tal, não deve ser encarado como uma despesa ou como estar a deitar dinheiro para o lixo, mas sim como um investimento.

Não queremos estar a dar mais uma definição do marketing, até porque já existem imensas definições e nós também já demos a nossa no artigo o que é marketing, queremos sim é dizer-lhe as 10 regras do marketing estratégico que deve adoptar para o sucesso das vendas da empresa.

 

As 10 regras do marketing estratégico

 

– Não veja o marketing como um departamento – Deve criar o famoso lema onde todos “devem vestir a camisola da empresa” desde a senhora da limpeza até ao gerente. Todos devem ser SEO e falar da empresa dentro e fora dela, até quando for de férias.

marketing estratégico

– 60 dias – Este deve ser o tempo máximo que os clientes devem estar sem ouvir falar da empresa. Cair no esquecimento é um erro enorme no marketing estratégico.

– Não abuse na publicidade – Seja moderado com as suas campanhas de marketing. É importante não deixar que os clientes se esqueçam de si, no entanto, isso não significa que tenha de bombardeá-lo todos os dias e a toda a hora com email marketing, publicidade, panfletos, etc., isso só vai criar descontentamento nos seus clientes.

– Ser persistente – Por vezes uma campanha de marketing não traz resultados imediatos, por isso, não desanime e tente novamente. Veja aqui, por exemplo, as 10 campanhas de marketing mais toscas do mundo da tecnologia e que no entanto, mais tarde, vieram a ter sucesso.

– Aumente a sua carteira de clientes com os chamados “potenciais clientes” – Transforme um potencial cliente num cliente seu e, por sua vez, esse cliente num cliente fiel. Mantenha estes três tipos de clientes na sua carteira.

– Arranje tempo para marketing – O marketing estratégico não é algo que se faça esporadicamente. Tire pelo menos meia hora por dia para se dedicar a analisar o que foi ou o que será feito.

– A crise e o marketing – Não existe alturas más para se fazer marketing, isso faz-se constantemente.

– Trate bem o seu melhor vendedor – Você sabe qual é o seu melhor vendedor? Deixe que lhe diga que o seu melhor vendedor não é o que vendeu mais. É o seu cliente. Aquele que foi recomendado pelo seu cliente fiel, esses sim são os melhores vendedores da sua empresa.

– A imagem é tudo – Você só vai ter uma oportunidade de causar uma boa impressão e é essa impressão que fica no seu cliente, portanto, não a desperdice-a. Tenha cartões de visita apelativos e com uma boa imagem, crie um site bonito, vista-se e apresente-se bem, etc. Muito dificilmente terá uma segunda oportunidade.

– Agrade o seu cliente – Não me refiro a dizer apenas “obrigado” quando se despede do seu cliente. Refiro-me ao facto de enviar um postal de aniversário, desejar um feliz natal ou enviar-lhe um desconto numa data importante. Estas atitudes vão cair bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *