Marketing online

O marketing online é mais um dos inúmeros ramos que constituem o marketing. À semelhança do marketing digital, este também está em constante expansão. Além disso, estes dois componentes do marketing relacionam-se entre si uma vez que o marketing digital pode e muitas vezes recorre ao marketing online.

A internet ocupa um lugar muito importante na maioria da vida da população a nível mundial. Quer seja devido ao trabalho, vida académica/ escolar ou apenas a nível pessoal, uma grande percentagem das pessoas tem acesso diário à internet. Por isso, este é um meio muito eficaz para ser aproveitado pelo marketing.

Vantagens do marketing online

As duas principais vantagens do marketing online são os baixos custos e o facto de a mensagem chegar num curto espaço de tempo ao público-alvo. Para além disso, ainda promove a comunicação entre os clientes e a marca.

marketing online

Um passo em direcção ao futuro

Assim sendo, pudemos considerar que o marketing online é uma versão melhorada e adaptada do marketing tradicional, ao mundo moderno. O objectivo continua ser o mesmo. Ou seja, promover/ incentivar a venda/ promoção de um determinado produto/ serviço junto do público-alvo ou de possíveis clientes. No entanto, o marketing online tira partido do seu veículo de comunicação (a internet) e das vantagens inerentes.

Desta forma, o marketing digital consegue atingir as metas do marketing de uma forma mais rápida, económica e facilmente personalizável.

Pilares do marketing online

Existem alguns factores que fazem parte deste ramo do marketing e que ajudam a que as suas acções sejam bem-sucedidas. Nomeadamente:

  • Redes sociais – Criar uma presença positiva nas redes sociais pode contribuir para o sucesso da marca;
  • Web Analytics – Ferramentas utilizadas para medir as audiências de determinado site. Ajudando assim nas acções de marketing;
  • E-Commerce – Quando se efectuam vendas através da internet, todo o processo assenta nesta base;
  • E-Email Marketing – Ou seja, a aplicação do Marketing Directo no mundo online recorrendo ao email;
  • Pesquisas de mercado – Utilizando a internet, as pesquisas de mercado ficam quase a um custo zero. Além disso torna a tarefa mais simples.

Estes são apenas alguns exemplos. É preciso salientar que existem muitos mais, uma vez que o marketing online é ilimitado.

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *