Saiba mais sobre o telemarketing

O marketing divide-se em várias áreas, de modo a conseguir atingir certos objectivos através de diferentes meios. Neste caso em particular, vamos focar-nos no telemarketing.

Telemarketing

Em termos gerais podemos tentar definir o telemarketing como um recurso de promoção de vendas de produtos e serviços utilizando o telefone. Por exemplo, promover cursos de marketing.

Existem dois tipos de telemarketing. O receptivo (In Bound) e o Activo (Out Bound). No primeiro caso, os operadores recebem as chamadas dos clientes ou possíveis clientes que procuram saber determinada informação sobre o produto ou serviço. No telemarketing receptivo o cliente é que comanda a operação sendo que tem como vantagem ajudar a criar uma lista de contactos mais alargada. Já no segundo caso, são os operadores que ligam para os clientes ou possíveis clientes. Aqui a empresa é que se está a dirigir às pessoas procurando vender determinado produto/ serviço ou tentando encontrar informações. No telemarketing activo existe sempre um roteiro para orientar o operador bem como uma lista de contactos pré-definida.

telemarketing

 

O telemarketing é assim um canal de comunicação importante entre a empresa e o consumidor/ cliente. Para além disso, é um meio que facilmente consegue atingir um público-alvo diversificado a um preço acessível, um pouco à semelhança do marketing cultural.

Actualmente, com o avançar do mundo tecnológico, o telemarketing tem sido uma das estratégias preferidas das empresas não só devido à sua relação custo/beneficio mas também porque permite um contacto eficaz entre ambas as partes de forma directa, possibilitando assim o retorno num curto espaço de tempo. Outra das suas vantagens é que este é um serviço bastante versátil. Ou seja, através do telemarketing você pode promover qualquer tipo de produto/ serviço.

Assim sendo, bem executado o telemarketing pode ser bastante vantajoso. O que é preciso é saber como tirar partido da sua interactividade, velocidade, controlo e flexibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *