Estratégias de Marketing
Planejar com antecedência as ações de divulgação de uma marca, produto ou serviço, bem como o acompanhamento dos resultados dessas ações, até a década de 90 não era tão pensado como nos dias atuais na história do marketing.
Tanto o ambiente online, quanto o ambiente físico, podem e devem ter suas estratégias de marketing bem planejadas, pois são ferramentas ideais para manter e atrair novos clientes, disseminar seu conteúdo e assim, alavancar as vendas.
Nessas ações, mais do que oferecer o produto ou serviço para seu cliente, é essencial saber que se deve transmitir a qualidade e o valor presente na marca.
O foco deve estar no consumidor, desta forma, causando impacto e atração de clientes, aumento do lucro e consequentemente a motivação para seguir de maneira eficaz na obtenção dos resultados.
Estratégias
Além da comunicação constante, fazendo com que todos os envolvidos consigam realizar o trabalho da melhor maneira possível, se faz necessário definir um objetivo, e claro, identificar seus consumidores, saber o que de fato se quer alcançar, e então iniciar as ações na empresa contando sempre com uma equipe engajada, a partir disso, traçar o tempo que este planejamento pode levar.
Personas
Definir o típico cliente com as características dos compradores é fundamental, ao obter tais informações, direcionaremos ao perfil criado.
Essa representação fictícia, baseia-se em dados reais, histórias pessoais, motivações e desafios.
Tal definição vai depender de uma análise rápida, identificadora de características comuns para se diferenciar nas resoluções de problemas dos clientes e da concorrência.
Detalhar e elaborar um estudo pode auxiliar nessa criação.
Diferente do público-alvo, representa o cliente ideal, através de uma percepção mais humana e personalizada.
A criação de personas possibilita o envio de mensagens para as pessoas certas, aumentando significativamente o sucesso.
Meios de comunicação utilizados, objetivos e desafios dessas personas devem ser disponibilizados para todos na empresa.
Por fim, desenhar o alinhamento das personas com compras, observar o relacionamento e usar a experiência para o planejamento de automação de marketing.
Canais de Marketing: Intensifique as ações nas redes sociais.
Há uma extensa série de canais para se explorar, e com esta variedade, será notado o canal que não esteja favorecendo de algum modo, sendo relevante.
O uso do Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram e LinkedIn são ideais para a aproximação do público, uma vez que, temos a facilidade no acesso desses canais e boa parcela de usuários conectados em tempo real.
Blogs, canais de vídeo como o YouTube, e-mail marketing, SEO se destacam como meios ágeis, eficientes e persuasivos no relacionamento com o público selecionado.
Links patrocinados, rádio, TV, revistas e jornais de grande circulação, eventos, parcerias e promoções, permitem o aumento da divulgação e com isso, possibilitando a escolha de um canal mais assertivo e eliminando o que não progrida quanto se espera.
Sem contar, a extrema importância de considerar o mercado que está inserido, tendências, concorrentes e o investimento ao seu alcance.
Ter em mente o propósito claro e objetivo concreto para garantir qualquer estratégia de marketing que decida usar, irá trazer sucesso nos negócios.