Relações Públicas

Ser Relações Públicas

Relações Públicas (RP) é a prática de gerir a transmissão de informações entre um indivíduo ou uma organização (como uma empresa, governo ou uma organização sem fins lucrativos) e o público.

ser relações públicas

As relações públicas podem incluir uma organização ou indivíduo ganhando exposição ao seu público usando tópicos de interesse público e notícias que não exigem pagamento direto. Isso diferencia-a da publicidade como uma forma de comunicação de marketing.

Relações públicas é a ideia de criar cobertura para clientes gratuitamente, em vez de marketing ou publicidade. Um exemplo de boas relações públicas seria de elaborar um artigo apresentando um cliente, em vez de pagar pelo cliente para ser anunciado ao lado do artigo.

O objectivo das mesmas é informar o público, potenciais clientes, investidores, parceiros, funcionários e outras partes interessadas e finalmente, persuadi-los a manter uma visão positiva ou favorável sobre a organização, sua liderança, produtos ou decisões políticas.

Reconhecimento / Reputação / Relacionamento / Relevância – 4 R´s

A relação pública é uma ação de convencer as pessoas. O relações públicas fala com outras pessoas que as fazem pensar sobre as coisas que a pessoa quer que elas pensem, e as pessoas consideram a pessoa como certa.

Estas ajudam as pessoas a construírem a conexão com a comunicação social e a sociedade que podem conversar constantemente.

Os especialistas em relações públicas estabelecem e mantêm relacionamentos com o público-alvo de uma organização, meios de comunicação social e outros líderes de opinião.

As responsabilidades comuns incluem criar campanhas de comunicação, redigir notícias e outros conteúdos para notícias, trabalhar com a imprensa, organizar entrevistas para porta-vozes da empresa, escrever discursos para líderes da empresa, atuar como porta-voz da organização, preparar clientes para entrevistas coletivas, entrevistas e discursos da comunicação social, orientando a reputação da empresa (controlo de crise), gerindo comunicações internas e atividades de marketing como reconhecimento de marca e coordenador de eventos.

O sucesso no campo das relações públicas requer um profundo entendimento dos interesses e preocupações de cada um.

O profissional de relações públicas deve saber como lidar eficazmente com essas preocupações usando a ferramenta mais poderosa do comércio de relações públicas, que é publicidade.

especialistas em relações públicas

Relações públicas e jornalismo têm semelhanças no trabalho que fazem, mas estes dois campos não têm necessariamente o maior relacionamento, sendo descritos na grande maioria das vezes como adversários.

Existem vários tipos de R.P. nomeadamente:

  • relações públicas de produtos – coordena o lançamento de novos produtos no mercado
  • relações públicas financeiras – constrói uma relação com acionistas e clientes
  • relações públicas corporativas – ajuda a comunicar a concepção central das empresas para os clientes
  • relações públicas de funcionários – responsável pelos empregos e recursos humanos
  • relações públicas governamentais – ajuda a estabelecer uma atitude correta em relação às perspectivas políticas

Comunicar é uma arte que encurta caminhos, multiplica resultados e facilita a direcção.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.